Sejam bem-vindos!!!
Muitas pessoas me perguntam como aprendi e desde quando eu faço flautas de bambu;
Desde criança eu toco flauta doce, lembro-me que comprei uma numa loja de brinquedos, na época não haviam as famosas lojas de R$1,99, mas comprei a minha bem baratinho e apesar do preço ela tinha um som maravilhoso, vinha com um simples manual de dedilhado e algumas canções para treinar, aprendia a tocar sozinho, passou muito tempo, um dia vi uma moça tocando flauta transversal, foi amor a primeira vista, não com a moça, mas com a flauta transversa. Perguntei a ela se era fácil de tocar como a flauta doce, ela disse-me que não tinha nada haver. Pesquisei o preço, juntei uma grana e comprei uma Flauta Transversal Weril zerada, ...apanhei muito pra aprender tocar, ficava tonto de tanto soprar, mas aprendi, sozinho, mas aprendi, na verdade, estou aprendendo a cada dia...
Passados mais alguns anos, vi uma flauta de bambu na internet, foi amor a primeira vista (de novo? rsrsrs) , comprei-a e quando chegou eu me encantei com ela, tinha um som sublime com o sistema transversal e o dedilhado semelhante ao da flauta doce. A partir daí eu comecei a fazer um estudo apurado sobre as flautas de bambu ( pífaros, quenas, bansuris, pícolos, doces...), busquei entender a matemática e a física envolvidas no processo de fabricação, fiz muitos testes práticos com canos de pvc, tubos de ferro, e bambus, foi uma pesquisa longa, muito "investimento" de material e tempo na busca pelo aprimoramento e consequentemente, a perfeição.
A conclusão que chego é a de que a perfeição não é um feito, e sim um hábito, e ao longo dos anos tenho buscado a perfeição, mas longe de alcançá-la, embora o esforço em fazer o que é correto seja a própria perfeição humana.
Numa era como a nossa em que a tecnologia tem avançado e a maioria das coisas são eletrônicas ou industrializadas, eu convido vc a experimentar algo simples, artesanal, mas com um som incomparavelmente belo e suave...Aprenda a tocar uma flauta de bambu...nessa era em que estamos, o simples não é obsoleto, mas objeto de luxo...
Tenho vendido muitas flautas de bambu por este Brasil afora, por um preço acessível para que muitos possam adqurir este instrumento milenar, se apaixonar e encantar a todos com seu doce e suave som. Agnaldo dos Santos.