segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Como começou minha paixão por Flautas de Bambu...















Sejam bem-vindos!!!


Muitas pessoas me perguntam como aprendi e desde quando eu faço flautas de bambu;
Desde criança eu toco flauta doce, lembro-me que comprei uma numa loja de brinquedos, na época não haviam as famosas lojas de R$1,99, mas comprei a minha bem baratinho e apesar do preço ela tinha um som maravilhoso, vinha com um simples manual de dedilhado e algumas canções para treinar, aprendia a tocar sozinho, passou muito tempo, um dia vi uma moça tocando flauta transversal, foi amor a primeira vista, não com a moça, mas com a flauta transversa. Perguntei a ela se era fácil de tocar como a flauta doce, ela disse-me que não tinha nada haver. Pesquisei o preço, juntei uma grana e comprei uma Flauta Transversal Weril zerada, ...apanhei muito pra aprender tocar, ficava tonto de tanto soprar, mas aprendi, sozinho, mas aprendi, na verdade, estou aprendendo a cada dia...
Passados mais alguns anos, vi uma flauta de bambu na internet, foi amor a primeira vista (de novo? rsrsrs) , comprei-a e quando chegou eu me encantei com ela, tinha um som sublime com o sistema transversal e o dedilhado semelhante ao da flauta doce. A partir daí eu comecei a fazer um estudo apurado sobre as flautas de bambu ( pífaros, quenas, bansuris, pícolos, doces...), busquei entender a matemática e a física envolvidas no processo de fabricação, fiz muitos testes práticos com canos de pvc, tubos de ferro, e bambus, foi uma pesquisa longa, muito "investimento" de material e tempo na busca pelo aprimoramento e consequentemente, a perfeição.
A conclusão que chego é a de que a perfeição não é um feito, e sim um hábito, e ao longo dos anos tenho buscado a perfeição, mas longe de alcançá-la, embora o esforço em fazer o que é correto seja a própria perfeição humana.




Numa era como a nossa em que a tecnologia tem avançado e a maioria das coisas são eletrônicas ou industrializadas, eu convido vc a experimentar algo simples, artesanal, mas com um som incomparavelmente belo e suave...Aprenda a tocar uma flauta de bambu...nessa era em que estamos, o simples não é obsoleto, mas objeto de luxo...
Tenho vendido muitas flautas de bambu por este Brasil afora, por um preço acessível para que muitos possam adqurir este instrumento milenar, se apaixonar e encantar a todos com seu doce e suave som. Agnaldo dos Santos.

7 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, vou acompanhar.

    ResponderExcluir
  2. hummm, conheço aquelas três da primeira foto, elas tem me encantado todos os dias cada vez mais. É um trabalho maravilhoso este Agnaldo, mais uma vez meus parabens, acompanharei o seu blog, e espero conseguir boas dicas de como tocar, videos, enfim, estarei sempre dando uma passada por aqui para aprender algo.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. ii, flautas perfeitas msm *.*
    parabééns Agnaldo pelo seu trabalho '
    vamos acompanhar : )

    ResponderExcluir
  4. Eu ja comprei cm voce,e adorei a flauta assim como foi amor a 1°vista ,me encantei pelo som,que ouvi numa musica,quando descobri q eua de faluta de bambo.Quis logo ter uma e achei voce vendendo pela net.
    Realmente magnifico o trabalho q tu faz com flauta.
    So gostaria de fazer um pedido.
    se vc pode postar uns videos seu pelo YouTube,tocando algumas cançoes!
    ObrigadO e ParabensS

    ResponderExcluir
  5. oi comu eu faso para fazer esa flauta

    ResponderExcluir
  6. Estou na mesma estrada bem no começo,se quizer me mandar alguma dica sou grato
    gringsandre@pop.com.br

    ResponderExcluir
  7. Vi um amigo tocando uma flauta de bambu,fiquei apaixonada... Encomendei uma com ele hj chegou minha flauta. Mas não consigo tocar. Rs mas não vou desisitir. Se puder postar vídeos nos dando dica de como manusear a flauta agradeço. Adorei seu blog

    ResponderExcluir