sábado, 11 de setembro de 2010

Coleção de Bansuris


Olá amigos, quem veio primeiro: o pífaro ou o bansuri?

O pífaro brasileiro, mais conhecido regionalmente como pífano ou pífe, é uma adaptação nativa, com influência indígena, das flautas populares europeias. Os instrumentos de sopro feitos de bambu possivelmente vieram da Europa e da Ásia, continentes antigos e chegaram ao Novo Mundo (as Américas) por meio dos nossos colonizadores.

Uma curiosidade, é o fato de em outros países, como Bolívia, Peru e Uruguai, haver, em sua cultura musical, instrumentos de sopro idênticos aos pífanos brasileiros, porém com outros nomes. E há também, em outros países, instrumentos senão iguais, muito parecidos, como as japonesas shinobue, nohkan e ryuteki, além do bansuri indiano.

O bansuri indiano, com adaptações ocidentais, nos permite executar o Sistema Musical Ocidental de 12 sons igualando-o ao nosso tradicional pífaro brasileiro na execução das notas.

Sempre tive vontade de fabricar uma coleção de pífaros, ou agora, por que não, bansuris, com as 12 afinações do nosso sistema musical; desde que fabrico flautas, eu já as fiz nas 7 notas naturais, de ré (aguda) a Ré,(grave) mas não todas reunidas, até que recebi uma encomenda de 12 flautas transversais de bambu juntas para um músico tocador de música árabe.

Agora sim, apresento a vocês uma coleção, não apenas das 7 notas naturais, mas incluindo também os acidentes (bemóis e sustenidos), de ré(agudo) até Mi bemol (grave). 12 no total.




Estou à disposição para receber encomendas como essas ou peças avulsos.



Um abraço a todos!!! Att. Agnaldo - artinbamboo

Um comentário:

  1. palitosbambushow@hotmail.com15 de outubro de 2010 16:59

    Caro Agnaldo! parabéns pelas flautas e também pelo talento que Deus lhe deu e voce o desenvolveu.Sucesso sempre!!! Carlos - Wenceslau Braz - PR Bambushow

    ResponderExcluir